sexta-feira, outubro 21, 2005

Começo a perceber...

Uma amiga minha e eu estamos a preparar a nossa tese de doutoramento em conjunto, razão pela qual estamos meio enclausuradas há já uns dias.
Como temos de trabalhar juntas, abrimos uma excepção à nossa clausura e ela veio até minha casa para trocarmos ideias.
Comme d'habitude, aparece-me aqui feita rebuçado mas ainda assim tem a lata de me dizer, com o ar mais sério do mundo
"Desculpa eu estar assim... "
Eu não percebi logo à primeira.
Olho para ela... Ténis Nike novinhos em folha, último modelo. Calças pretas Nike, acabadinhas de estrear. Um conjuntinho de malha fininha, top e camisola de trespasse (seria benetton?), verde flourescente claro e pelas costas outra camisola, ou casaco, que imagino fazer parte do mesmo conjunto e que eu nunca tinha visto (aliás, nunca lhe vi uma roupa repetida). Uma malinha Lacoste no tom exacto das camisolas que eu também não conhecia e nos olhos um pouco de rímel. O suficiente para ficar bem e parecer natural, uma capacidade que desconheço em absoluto... (não sei porquê, sempre que consigo pôr rímel sem esborratar tudo as minhas pestanas ficam de tal modo coladas umas às outras que se vê nitidamente que a) tenho rímel; b) não tenho jeitinho nenhum para a coisa. A maior parte das vezes, no entanto, parece pura e simplesmente que levei dois socos nos olhos).
Só quando ela me diz "... mas sabes como é... nesta altura..." é que eu percebi que me estava a pedir desculpa não por estar arranjada, mas por estar, segundo o seu conceito de... nem sei o quê, completamente desarranjada.
Olho para mim:
Ténis azul bébé com 5 anos. Calças que comprei há 4 anos e 6 kg atrás e que por isso se posicionam estrategicamente abaixo dos sulcos de estrias que tenho no fundo das costas tornando-os totalmente visíveis. Cabelo desgrenhado (nesta altura já é uma sorte que o seque). Olheiras profundas. A única coisa nova e com alguma classe (?) que tinha vestida era uma t-shirt branca com uma flor enorme no meio, tamanho de criança, da Esprit, que comprei este Verão no mercado de Carcavelos por €2,50...
Por alguma razão esta minha amiga tem um namorado fixo há 8 anos e tem um aspecto bem mais interessante que eu apesar dos 10 kg que nos separam...
Mas por alguma razão também, e eu juro que vou investigar isto assim que tiver tempo, apesar de todas estas evidências e de eu me considerar uma pessoa minimamente inteligente, ainda não consegui interiorizar que uma mulher tem de ter classe e distinção SEMPRE! Nem que esteja no meio do maior Katrina ou Wilma. Não há desculpa alguma.