sábado, novembro 26, 2005

Aula de português

Eu de gramática nunca percebi muito. Complemento de objecto directo e complemento de objecto indirecto foram sempre grandes mistérios para mim.
A única coisa que consegui encascetar foram os pronomes pessoais: eu me mi migo, tu te ti tigo, eles elas lhes; nós nos nosco, vós vos vosco, eles elas lhes.
E pensava que isto era tudo o que precisava de saber.
Contudo, e a maturidade encarrega-se de nos ensinar o que anos e anos de gramática e professores de português não souberam transmitir, os pronomes, pelo menos os pessoais, têm também um tempo de conjugação, à semelhança do que acontece com os verbos.
E assim, aos vinte e tantos anos, chego à conclusão que "nós", utiliziado numa frase qualquer, mesmo que o verbo seja conjugado no particípio passado, é presente. Muito presente.
Aquilo que se transmite o com um "nós" quando em vez de nós se usam dois pronomes pessoais: num na 1ª e outro na 3ª pessoa do singular (ela/ele e eu).
Nunca na primeira pessoa do plural: nós é presente!
que me perdoem aqueles que percebem de gramática: posso ter dado algum erro crasso e ter chamado boi a vaca, mas foi sem intenção.